quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Jumper

Anywhere is possible.


Como um bom fã de ficção científica, adorei a idéia do filme. Como um bom crítico, acho que ela foi mal explorada. Como um fã de ficção cientifica, senti falta da ciência. Apesar de um fã de Star Wars, prefiro o Hayden pulando do que usando um sabre. Hayden que, por sinal, não foge da interpretação boa de Star Wars, compativel tanto quanto a ótima direção do filme, efeitos especiais bons, mas Samuel Jackson deixou a desejar.

David descobre que tem um poder, teletransporte. Ele pode "pular" de qualquer ponto do planeta para qualquer outro ponto em frações de segundo e pensava que estava sozinho. Até reencontrar um antigo amor, Millie, outro "jumper", Griffin, e conhecer finalmente os Paladinos, que já procuravam por ele há bom tempo.

Tanto os Jumpers quanto os Paladinos são "sociedades antigas", em eterna guerra, Paladinos que são fanáticos religiosos, que fazem tudo para capturar e matar um Jumper. Tudo inclui raptar e ameaçar pessoas próximas, o que inclui Millie.

Griffin apenas querendo terminar com Roland, personagem paladino de Jackson, e David apenas querendo Millie, se unem com uma missão em comum. Pulando pelas ruas de Tókio, pelo deserto de Saara, Paris, Roma... Por aí vai. Uma questão de geografia, né?

Como filme de aventura, ótimo. Sobre efeitos especiais, bom demais. Como ficção cientifica, deixou a desejar. Faltou também perseguições mais acirradas, acho que só acho que faltou por expectativa falsa minha, mas bem que seria interessante.